Situado no coração da área Laurissilva, património natural da Humanidade pela UNESCO, o percurso segue numa cresta montanhosa que se estende entre o planalto do Paul da Serra e o Fanal.
O passeio é na sua maioria rodeado por arbustos intercalado com curtos momentos entre as árvores- O ziguezaguear em sobe e desce de pequenos declives com algumas subidas e descidas de exigência moderada, conduz por vezes ao vale da Ribeira da Janela a sul e em momentos à vista da encosta norte da ilha e sobre o vale do Chão da Ribeira no Seixal.
Frequentemente o caminhante depara-se com loureiros e tis centenários, cujo diâmetro do tronco incrementa com a aproximação do Fanal, onde as árvores são muitas vezes já bicentenárias ou mais antigas, cobertas por líquenes indicador da pureza e humidade do ar, presente na neblina gerada pelo efeito Föhn que constantemente atravessa a paisagem, brindando o visitante com uma fonte constante de diferentes perspectivas por vezes luminosas e outras sombrias e misteriosas, à chegada ao Fanal o miradouro do fio permite vislumbrar a encosta norte e ficar quase que suspenso sobre o Chão da Ribeira. Antes da descida final no cume é possível vislumbrar a aldeia mais isolada e menos populada da ilha com dezena s de habitantes.
Deixe a natureza tirar-lhe as palavras.














A Discover Madeira reserva o direito de cancelar ou adiar caminhadas dependendo das condições climatéricas e de segurança.